quinta-feira, 19 de novembro de 2015

BIOTECNOLOGIA

Relação entre Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade: aspectos positivos e negativos.

De maneira simplificada, podemos dizer que, a Biotecnologia, se trata do conjunto de técnicas em que são utilizados organismos vivos ou partes deles para a obtenção de produtos, ou processos que interessam à espécie humana. Assim, as técnicas de melhoramento animal para a obtenção de um gado do qual se possa conseguir bastante leite ou carne, ou, ainda, os cruzamentos e a seleção de variedades de vegetais mais produtivas, tudo isso pode ser classificado como aplicações da Biotecnologia. Para Guimarães et al. (2008) “A biotecnologia pode ser definida como a aplicação de princípios científicos para o processamento de materiais, através de agentes biológicos, para prover bens e assegurar serviços”.
Essa tecnologia tem um lado bom, que pode ser usado para a melhoria da vida e nosso planeta, mas tem também seu lado ruim, quando não usada dentro de padrões éticos e morais. O campo de atuação dessa nova área do conhecimento é muito grande e tende a aumentar, fazendo com que haja novas descobertas, o que pode influenciar diretamente no meio ambiente, e assim, levando a novas opiniões, contrárias ou não. Para Vásquez (2008):
A biotecnologia se encontra no centro do círculo, que se poderia qualificar de virtuoso, porque recolhe reflexões científicas que acabam na grande variedade disciplinar de suas raízes até as orientações filosóficas e sociológicas relacionadas com a mudança científica e tecnológica, como também, com as preocupações e interesses econômicos e sociais.
Mesmo com tantas contradições, troca de opiniões e novos pensamentos, que surgem quase que diariamente, é impossível não dizer que a Biotecnologia, hoje, alcança grandes níveis de aceitação, pelo de poder contribuir para o desenvolvimento de novas técnicas que podem auxiliar, nos mais diversos pontos. Para Guimarães et al. (2008):
Recentes e contínuos avanços nas ciências da vida estão trazendo uma realidade de que este será o século da biotecnologia. Algumas tecnologias geradas por essa poderosa indústria irão trazer alguns benefícios que desafiarão as políticas governamentais, informações públicas, educação e comportamento social, afetando profundamente as nossas vidas, assim como as tecnologias de informação já o fizeram.
Mas de um modo geral, a Biotecnologia pode ir de encontro a muitas barreiras, difíceis de serem quebradas, por terem como consequência, uma possível danificação no nosso meio ambiente. Vásquez (2008) afirma que:
A desconfiança prevalece como consequência das negativas experiências anteriores, como catástrofes nucleares e marítimas; as graves repercussões climáticas do uso de clorofluorcarbonos e o massivo consumo energético; a acumulação de resíduos, muitos deles perigosos e, na maioria das vezes, nocivos para o entorno; o uso indiscriminado de pesticidas.
O mesmo autor reforça seu pensamento afirmando que:
Esta atitude pessimista penetra por meio de todas as posições ambientalistas, independentemente da maior ou menor racionalidade de suas posturas políticas, o que tem estabelecido um importante princípio de que a implantação de novas tecnologias não supõe só benefícios, mas também, pode estar na base de novos não desejados e nem desejáveis riscos com eventuais prejuízos para a qualidade de vida dos cidadãos. [...] (Vásquez, 2008).

Indiscutivelmente esta temática ainda trará muitos questionamentos, que com certeza dividirá as mais diversas opiniões, tanto no campo científico, como também em outros setores que tendem a ter interesse particular sobre este assunto. Mesmo assim, alguns pontos, relacionadas com a Biotecnologia merecem ganhar destaque, por estarem intimamente ligados a este assunto. Para Vásquez (2008):
Precisa-se ter um melhor esclarecimento sobre o potencial da biotecnologia, revelando o que tem sido desenvolvido em universidades e empresas de pesquisa no mundo, é de fundamental importância para que a população compreenda, absorva e usufrua dos avanços tecnológicos obtidos na área da genética.
Já Guimarães et al. (2008) vai além e afirma que:
A biotecnologia possui infinitas relações com a indústria e a sociedade, podendo ser utilizada em diversos segmentos e trazer muitos benefícios. No entanto, sabemos que as mudanças não são rápidas e que muitos princípios científicos não são facilmente aceitos pela população. Por esse motivo é importante entender o que realmente pode ser considerado um avanço biotecnológico capaz de beneficiar a sociedade em relação ao ambiente daquele que somente trará benefícios econômicos.
Isso tudo nos leva a concluir que embora a Biotecnologia tenha nos últimos tempos nos proporcionado muitas descobertas, vistas por muitos, como de grande relevância para nossa sociedade, muitos ainda acreditam que existem pontos a serem esclarecidos e que precisam ser mais conclusivos para ganhar credibilidade.
Uma coisa é certa a Biotecnologia, mesmo que existamos pontos negativos, que ainda podem ser solucionado, tem proporcionado muitas descobertas que podem ser vistas como revolucionarias e de interesse direto do ser humano, como afirma Vásquez (2008) “a biotecnologia, embora seja uma ciência ainda jovem, já mostrou seu potencial para melhorar a qualidade de vida do homem e do meio ambiente”.
Referências:
JÚNIOR, C. S.; SASSON, S.; JÚNIOR, N. C. Biologia. 9ª. São Paulo: Saraiva, 2010. 181 p.
LOPES, S.; ROSSO, S. Bio. São Paulo: Saraiva, 2010. 391 p.
GUIMARÃES, Marco Cesar Cunegundes; FILHO, Reubes Valério da Gama; CORREIA, Vitor Guimarães. BIOTECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL, Revista Visões 4ª Edição, Nº4, Volume 1 - Jan/Jun 2008.

VÁSQUEZ, Silvestre Fernández. POSSÍVEIS IMPACTOS DA BIOTECNOLOGIA NO MEIO AMBIENTE, ESPECIALMENTE NA POPULAÇÃO HUMANA, Revista Biociências, Unitau. Volume 14, número 1, 2008.