segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Alguns dos mitos que rodeiam as comunidades surdas



Mito 01: “Os surdos são mudos”
As pessoas não têm conhecimento que surdez e mudez são totalmente diferentes, pois quem é surdo tem total capacidade de falar, mas não falam porque não foram ensinados e também porque não poderiam escutar a sua própria voz e que preferem usar a LIBRAS por ser um meio mais eficiente entre eles de se comunicar. Pois para haver a comunicação oral precisa ter a audição, pois para um diálogo a o emissor e o receptor, se um desses for surdo não irá adiantar utilizar a oralidade porque nada vai conseguir compreender e com a (LIBRAS) os surdos têm essa deficiência superada visto que ele estará se comunicando. 

Mito 02: “Todo o surdo faz leitura labial”
Não é fácil fazer leitura labial, pois o surdo precisa de treinamento e que não é uma habilidade natural deles, como também as línguas de Sinais também precisam ser praticadas para desenvolver com perfeição. Segundo o site da Wikipédia diz que foram feitos alguns estudos que comprovaram que aqueles que são experientes em fazer leitura labial só conseguem captar 50% do que é dito.  

Mito 03: “O gesto é tudo – portanto é fácil entender a linguagem gestual sem aprendizagem”.
Os gestos não são fáceis de se compreender e de se interpretar, pois para aqueles que não têm contato com pessoas surdas, tem mais dificuldades de fazer a interpretação, pois cada movimento feito, mesmo que seja com a mesmas posição dos dedos que está sendo apresentado, mas que fica em direções diferentes e em espaços diferentes da outro significado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário