quarta-feira, 29 de maio de 2013

Carboidratos

São moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.


Lipídios



Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).


São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.

Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.





quinta-feira, 23 de maio de 2013

                                               AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

  • OS AMINOÁCIDOS
Os aminoácidos, também denominados de peptídeos, representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Estruturalmente, são formados por um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amina (NH2) e radical que determina um dos vinte tipos de aminoácidos.

Podem ser classificados seguindo dois princípios: pelas propriedades funcionais dos radicais, classificação mais geral; ou pela necessidade de cada organismo, classificação específica ao hábito nutricional conforme a espécie.

  • AS PROTEÍNAS
As proteínas são macromoléculas muito versáteis que exercem funções cruciais em todos os processos biológicos.
Funcionam como catalisadores de reações bioquímicas, transportam e retêm outras moléculas (ex. oxigênio , transportam solutos através das biomembranas, providenciam suporte mecânico e proteção imunitária, originam o movimento, transmitem impulsos nervosos, controlam o crescimento e a diferenciação celular.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

 SOLUÇÃO TAMPÃO


Por definição solução tampão é a resistência a variações no pH decorrentes da diluição ou da adição de ácidos ou bases, ou seja, acréscimo de ácido ou base que não fará diferença no pH. Geralmente as soluções tampão são preparadas a partir de um par ácido-base conjugado como ácido acético/acetato de sódio ou cloreto de amônio/amônia. Os químicos empregam as soluções tampão para manter o pH de soluções sob níveis predeterminados relativamente constantes.


PREPARAÇÃO DE TAMPÕES


A princípio, uma solução tampão de qualquer pH desejado pode ser preparada pela combinação de quantidades calculadas de um par ácido-base conjugado adequado. Na prática, porém, os valores de pH de tampões preparados a partir de receitas geradas teoricamente diferes dos valores previstos por conta das incertezas nos valores numéricos de muitas constantes de dissociação e das simplificações utilizadas nos cálculos. Em virtude dessas incertezas, preparamos tampões gerando uma solução cujo pH seja aproximadamente aquele desejado e então o ajustamos pela adição de um ácido forte ou base forte até que o pH requerido seja indicado por um pH-metro.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Biologia

Esta ciência é uma importante fonte de sabedoria para que nós simples seres, tornemos a aplicação de seus conhecimentos não em benefício próprio, mas contemplando também o ambiente onde vivemos e as outras formas de vida.

Ao biólogo, cabe a responsabilidade de pesquisar e proteger o ambiente e a vida, informar e conscientizar devidamente a sociedade, garantindo que o conhecimento seja repassado e compreendido.