Ensino médio brasileiro era ruim. E está pior
Só um em cada dez alunos encerra ciclo sabendo o que deveria em matemática
— número inferior ao medido em 2009. Em português, a situação também não é boa,
revela relatório da ONG Todos Pela Educação
O ensino médio reúne atualmente alguns dos piores
indicadores da educação brasileira. É nessa etapa da
educação básica que se concentram as maiores taxas de abandono escolar e também
as notas mais baixas no Ideb,
índice que mede a qualidade de nossas escolas. E o pior: a situação não está
melhorando, como comprova relatório divulgado nesta quarta-feira pela ONG Todos
Pela Educação. Os dados, compilados a partir de resultados de 2011 do Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, revelam que
apenas 10,3% dos alunos brasileiros terminam o ensino médio sabendo o que
deveriam em matemática – ou seja, quase 90% dos alunos não aprendem o esperado.
É um retrocesso em relação à medição anterior, realiza em 2009, quando 11% dos
estudantes do 3º ano sabiam o esperado na disciplina. Em 2003, esse índice era
de 12,8%. Os resultados ficaram abaixo da meta estabelecida pela ONG para o ano
de 2011 e colocam em xeque o objetivo traçado para 2022, ano do bicentenário da
Independência: ao menos 70% dos estudantes com conhecimentos adequados a seu
estágio escolar.
Revista veja
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ensino-medio-brasileiro-era-ruim-e-esta-pior
Muito esclarecedora esta postagem pois se analisarmos, nos como futuros professores a uma certa responsabilidade, é como estivesse em nossas mãos a possibilidade de melhorar o quadro do ensino médio brasileiro.
ResponderExcluir