segunda-feira, 21 de abril de 2014

Foz do Iguaçu e Sobral se destacam em avaliação sobre Educação Básica

Foz do Iguaçu se destacou por uma rede de escolas públicas de qualidade. Sobral concentra o maior número de escolas públicas de qualidade do país.


Na série Educação.doc, o Fantástico mostrou duas cidades que estão dando exemplo na educação pública. Foz do Iguaçu, no Paraná, e Sobral, no Ceará, surpreenderam no principal índice de qualidade de ensino. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um sistema nacional de avaliação que foi criado em 2007. Ele permitiu um raio-x de cada escola pública do país.
O resultado foi muito ruim: 25% dos alunos da 4ª série não sabem ler direito e apenas metade dos alunos do país chegam ao final do Ensino Médio. Esse mesmo sistema de avaliação, que mostrou que a educação brasileira está muito mal, também revelou dois municípios que estão surpreendendo com as melhores notas no Ideb. Um é Foz do Iguaçu, no Paraná, e o outro é Sobral, no Ceará.
Foz do Iguaçu se destacou nacionalmente por ter uma rede de escolas públicas de alta qualidade. Sobral, no interior do Ceará, concentra o maior número de escolas públicas de qualidade em todo o país.
Os dois municípios conseguiram de formas muito diferentes os maiores índices do Ideb. Para isso, além de excelentes resultados nas provas, eles tiveram que reduzir o abandono escolar.

VIDEO
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/04/foz-do-iguacu-e-sobral-se-destacam-em-avaliacao-sobre-educacao-basica.html

2 comentários:

  1. Para um país tão rico como nosso Brasil, é triste vermos tão poucos exemplos de escolas que se destacam no aprimoramento da educação. Deve haver um maior esforço por parte de autoridades e principalmente dos docentes para que mais municípios e escolas consigam entrar nessas estatísticas de forma positiva. E para mim, tudo deve começar tentando diminuir ao máximo o abandono escolar, assim como fizeram esses municípios.

    ResponderExcluir
  2. Como bem frisado no blog de sobral, essa mudança só vem acontecendo graças a democratização de políticas publicas, criadas por gestores que tem sua visão voltada para o futuro de crianças e adolescentes, e que está mudando a realidade não só dos estudantes, mais com certeza de toda a família e de todo município. Podemos buscar iniciativas como essa para melhorar a educação não apenas de um município mais também de um estado, e por que não do país. Devemos começar em nosso município e sonharmos com algo melhor no futuro para nosso querido Brasil. Não fiquemos de mãos atadas, vamos à luta.

    ResponderExcluir